Imagine saber qual aparelho consome mais eletricidade na sua casa. Ou, ainda, poder pagar menos pela energia que você utiliza durante a madrugada. Agora pense na possibilidade das placas de luz solar da sua casa poderem gerar eletricidade também para outras casas.
Tudo isso é muito legal, não é mesmo? Seja para economizar na conta de luz ou do ponto de vista ambiental, com a possibilidade de gerar eletricidade sem impacto ao meio ambiente. Pois são exatamente esses alguns dos benefícios da Smart Grid, ou rede elétrica inteligente.
Você já ouviu falar sobre esse novo sistema? Sabe como ele funciona? Então acompanhe o texto para entender como é possível termos um sistema de energia elétrica inteligente.
Smart Grid: o futuro da energia elétrica
É paradoxal pensar na quantidade de aparelhos eletrônicos que temos em casa e em como a distribuição de energia nunca mudou para algo mais eficiente. O sistema energético de nossa casa vem de única fonte geradora e a medição é feita em um aparelho analógico que depende de trabalho humano para constatar o seu consumo. Nos dias de hoje, perceba como isso parece arcaico.
Com a rede elétrica inteligente, medidores digitais, sensores e automação estarão todos conectados para que a distribuição energética seja eficaz e segura para todos. É a implantação da tecnologia da informação no mundo da geração de eletricidade.
Então, além de um medidor digital em sua casa, a geradora vai ter sensores e aparelhos monitorando 24 horas para onde a eletricidade está indo, como ela está sendo gasta e onde está faltando. Ele ainda vai poder captar energia que está “sobrando” em algum ponto e distribuir para outro, em um processo sustentável de geração de energia.
Esse sistema como um todo vai prevenir os furtos de energia, os chamados “gatos”, e garantir que você pague apenas pelo que realmente consome. Além disso, você nunca mais vai precisar usar o telefone para avisar que ficou sem eletricidade em casa ou na empresa. Afinal, todos os dados estarão registrados, informando exatamente onde ocorreu um problema.
Implantação da rede elétrica inteligente
Com tantos benefícios, é de se perguntar porque a rede elétrica inteligente ainda não é uma realidade. O principal é aquela palavrinha que move muitas coisas: investimento. No entanto, alguns dados confirmam que a implantação é interessante não só para consumidores, como também para as empresas do ramo.
Dados da IBM apontam que 14,7% da energia produzida no Brasil se perde no processo de distribuição, causando um prejuízo de bilhões anualmente. Com a Smart Grid, essa perda não existiria. Para o consumidor, uma nova forma de cobrança seria favorável, pois seria possível que houvesse a mudança de bandeira conforme horários de maior ou menor utilização.
Há interesse das duas partes, mas será necessário, pelo menos, uma década para que os 65 milhões de medidores analógicos sejam substituídos e as empresas geradoras se adaptem.
Comece a fazer parte do futuro da energia
Se a ideia de possuir mais dados e um serviço de energia melhor já animou você, um excelente primeiro passo é substituir seu medidor por um digital. O aparelho não exige um investimento muito alto e fornecerá dados interessantes para o consumidor.
Mesmo que as empresas ainda não estejam prontas para tal adaptação, você poderá acompanhar seu consumo e ficar sem surpresas na conta de luz.
Fato é que a Smart Grid chegou para revolucionar e melhorar nossa vida, e suas características trarão benefícios econômicos e ambientais para nosso planeta.
Gostou da ideia de ter uma rede elétrica inteligente em casa? Até que a Smart Grid esteja funcionando plenamente, que tal começar com um sistema de automação de iluminação? Saiba mais neste post e que venha o futuro!