Arte e arquitetura unidas na criação de espaços

ler post

Helios Alencastro procura alinhar as referências do cliente com suas ideias para criar ambientes que traduzem e retratam a personalidade de quem vai usufruir do espaço

 

O goiano Helios Alencastro gostava de desenhar desde pequeno. Boa parte da infância foi passada copiando as figurinhas das balas freegells. A avó, que logo percebeu a habilidade, o matriculou em diversas atividades como desenho, pintura e escultura, que estimularam ainda mais o dom natural. “Todo este amor pelo desenho e pintura me despertou o interesse pela arquitetura, principalmente por estar sempre envolvido com reformas, já que sempre estávamos fazendo manutenção em algum imóvel que locávamos”, relembra o profissional.

 

Com a veia artística aflorada, tudo se torna inspiração para Helio. “Viagens, filmes e principalmente as vivências de espaços arquitetônicos e urbanos e nos materiais encontrados na natureza me ajudam a criar”. O maior desafio na relação arquiteto/cliente para Helios está em conciliar seu estilo de trabalho com as características individuais de cada projeto. “Cada novo trabalho traz um desafio. Preciso sempre encaixar minhas ideias com a dos clientes de forma única. Aliando funcionalidade, ergonomia e conforto visual”, explica.

 

Para isso, seguindo as tendências, sem se prender a modismos, o arquiteto gosta de utilizar materiais, cores, acabamentos e mobiliários que traduzem e retratam a personalidade do morador. O resultado são obras que abusam das linhas retas e resultam em ambientes “clean” e funcionais. Helios considera o feeling é essencial para a compreensão do perfil do cliente. “O projeto de uma casa, não é apenas da casa, mas sim de uma nova proposta de relação com o espaço e em alguns casos, de um novo padrão de vida. É sempre uma mudança na forma de relacionar com os espaços sonhados. Afinal, trabalhamos com sonhos”, ressalta.

 

Em sua experiência como arquiteto residente e especificador de duas construtoras da Capital Federal conheceu a loja de material de construção e acabamentos, Só Reparos. “Conheci a loja em 2011 e sempre fui atendido com bastante presteza e tendo um bom pós-venda, quando precisa trocar, alterar ou até mesmo cancelar um pedido, passei a indicar a loja a meus clientes os quais se sentem satisfeitos e criam laços com a loja e com o vendedor”, relembra. Mas não só o atendimento atraiu Helios para a loja. “A Só Reparos tem um valor competitivo no mercado e uma diversidade de materiais. Isso possibilita a realização dos sonhos dos clientes, que por vezes não podem pagar pelo material mais caro e ali mesmo, encontra um material semelhante que se encaixa perfeitamente na proposta”, finaliza.

 

Screenshot_215 Screenshot_216 Screenshot_217

Tags: