“Tempo é o item mais caro”. É dessa forma que a arquiteta Mayara Kassiê arremata uma conversa em que indica o uso de pisos de vinil sustentável em construções. Produzido em PVC (muitas vezes reciclado), é o revestimento da atualidade. Isso porque apresenta soluções financeira e ecológica mais viáveis. A fácil aplicação, que dispensa rejunte, se deve ao fato de poder ser colocado diretamente sobre a maioria dos tipos de pisos já existentes. A colocação pode ser feita com cola ou por encaixes, o tipo macho/fêmea. Nesse último caso, o revestimento pode até ser retirado e reaplicado em outros espaços.
Especialista em construções sustentáveis, Kassiê – que trabalha no escritório Mayara Kassie Arquitetura – indica o piso vinílico para boa parte dos clientes. Por não exigir a quebra do piso anterior, não gera lixo de obra. É o que se costuma chamar de obra limpa. Além disso, a aplicação é rápida.
O material pode ser usado também em tetos e paredes, para a formação de painéis. Uma sugestão é usá- lo como painel da televisão, instalada diretamente na parede. São produzidos em diversos tipos de padronagem e acabamento. Existem modelos, por exemplo, que se assemelham à madeira, outros que são lisos ou estampados.
No início do mês, Kassiê e Thiago Morais finalizaram a obra do Bar Piratas, em Águas Claras. Lá, foi usado o piso vinílico da Takett Fademac, tanto em parte do chão quanto no balcão do bar. “A escolha do material se deu,primeiramente, pela facilidade de instalação, bem como pela rapidez, uma vez que, sempre que falamos em ambientes comerciais, o tempo é sempre o fator mais determinante”, comenta.
Segundo Kassiê, as pessoas se confundem sobre o que caracteriza uma obra sustentável. “Sustentabilidade é o uso inteligente dos recursos naturais, de forma a não desperdiçar matéria prima. É o exercício de pensar em elementos de reuso, que podem ser reaproveitados após a desmontagem ou a remodelagem futura daquela estrutura gerando assim a menor quantidade de resíduo possível”, explica. Pensando nisso, a arquiteta justifica porque pisos vinílicos encaixam no conceito: “ não há uso de cimento, não necessitam de contêiner (para o descarte de material), nem de pedreiro e economizam tempo. Tempo é o nosso item mais caro”, encerra.
“Como revestimento, creio que o piso vinílico seja o material mais viável da atualidade”. Mayara Kassiê, arquiteta, especialista em construções sustentáveis.”