A tendência de ambientes mais compactos nos projetos de arquitetura têm colocado em evidência a decoração com espelhos. Isso porque, além de trazer sofisticação, eles intensificam a luz do ambiente e fazem o espaço parecer bem maior do que realmente é.
Esse recurso é ótimo também para áreas que recebem menor atenção em uma casa, como os locais de passagem. Aliás, a decoração com espelhos cai bem para todos os cômodos, incluindo a parte externa. Basta redobrar a atenção para não cometer erros na hora de posicionar as peças.
Portanto, se você quer valorizar os vários ambientes da sua casa, tornando-os aconchegantes e com profundidade, veja o nosso post a seguir!
Faça do espelho seu aliado nos cômodos apertados
Não importa o tamanho que se tem: os espelhos são os melhores aliados para deixar os espaços restritos mais bonitos e aconchegantes. Eles são boas opções tanto para os quartos, salas, cozinhas ou banheiros.
Portanto, se o quarto é pequeno demais e praticamente todas as paredes já estão ocupadas com armários, não se preocupe: revista os armários. A solução é simples e vai dar o mesmo resultado de amplitude.
Uma boa dica para dar a profundidade desejada ao ambiente é instalar o espelho levemente inclinado ao alto da parede. Outra maneira, ainda, é colocá-lo em toda a a sua extensão. Assim, ele vai refletir tanto os objetos pequenos como os móveis do ambiente.
Agora, se não for possível revestir a parede, lá vai mais uma técnica: para ambientes de pé direito alto, a melhor saída são os espelhos verticais. Já nos locais de pé direito baixo, aposte no posicionamento horizontal.
Explore a iluminação natural e artificial
A utilização dos espelhos pode ser somada à iluminação natural do ambiente. Assim, se o quarto ou sala de estar recebe uma boa iluminação externa através da janela ou porta, utilize esse recurso a seu favor.
Aplique os espelhos na direção dos raios de luz e você, provavelmente, vai se encantar com o efeito — toda a iluminação será distribuída para dentro de casa.
Vale lembrar que os projetos de iluminação artificial também podem ser valorizados com essa técnica. Nesse caso, os feixes de luz das luminárias é que serão refletidos para o ambiente, deixando-o mais bem iluminado e confortável.
Saiba posicionar as peças na decoração com espelhos
A decoração com espelhos é um verdadeiro coringa para aumentar o conforto nos espaços pequenos. Mas, para se alcançar o efeito esperado, alguns cuidados ao escolher o local de aplicação das peças são necessários.
A primeira regra é não posicioná-lo na direção do que você não quer ver refletido. Vamos imaginar que a sala de estar ou de jantar tenha alguma parede que se volta para a porta do quarto. É claro que se você utilizar essa parede a privacidade do cômodo será comprometida, certo?
Outro cuidado é ao posicioná-lo sobre os móveis, coincidindo com a parte trás da televisão. Certamente, ele vai refletir as imagens, podendo cansar a visão.
O mesmo vale para os locais com lâmpadas: é importante refletir a luz indiretamente. Se o foco explodir sobre o espelho, a sensação também será de desconforto nos olhos.
Use o espelho na área externa
Para as áreas externas, como jardins e áreas de serviço, os espelhos são capazes de criar efeitos extraordinários. Assim como nos cômodos, eles vão parecer duplicar o espaço e evidenciar a decoração.
Então, imagine como pode ser agradável ter a sensação em dobro do conforto que se tem em um jardim. Para quem conta com um espelho d’água na decoração, a instalação do espelho vai intensificar o sensação de bem-estar e tranquilidade.
Com todas essas dicas, você deve estar cheio(a) de ideias para fazer uma decoração com espelhos nos vários cômodos da sua casa, não é mesmo? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de mais novidades para deixar sua casa com novo visual!