Em um país tropical como o Brasil, é preciso ficar atento a alguns cuidados para evitar desconforto e problemas de saúde durante as épocas mais quentes do ano. Uma casa arejada é tudo que você deseja, não é?
Isso vai muito além da hidratação, boa alimentação e proteção solar. O ponto fundamental está relacionado ao clima de ambientes fechados, onde parte das pessoas passam grande parte do seu tempo.
Medidas simples, como trocar lâmpadas, usar roupa de cama leve e adquirir plantas, são capazes de tornar o lar um lugar agradável nos períodos de calor intenso. Curioso? Então veja a seguir como deixar a casa arejada e garantir o conforto de toda a família!
1. Prefira o branco
A cor branca, quando aplicada às paredes e cortinas, é uma ótima opção para refrescar a casa. Isso porque as cores claras refletem a luz, porém, não absorvem calor. Assim, o ambiente fica bem iluminado e fresco.
Nas épocas de altas temperaturas, é interessante trocar as cortinas mais pesadas por peças leves, como voil. Dessa forma, a ventilação melhora e os espaços recebem luminosidade.
2. Aproveite o ar refrescante da noite
À noite, a sensação térmica costuma ser mais refrescante. Então, para prolongar esse frescor ao longo do dia, deixe as janelas e cortinas abertas no período noturno. Logo pela manhã, feche as cortinas e mantenha o clima geladinho dentro da residência.
Contudo, não se esqueça de providenciar uma tela de proteção contra insetos para evitar incômodos. Afinal, no verão a incidência de mosquitos e outras espécies é maior.
3. Troque as lâmpadas
Substitua as lâmpadas incandescentes por modelos fluorescentes ou de LED. Essas duas alternativas são mais caras do que a convencional, mas não geram calor, economizam energia e duram mais.
4. Use roupas de cama de tecido leve
Assim como as cortinas, as roupas de cama devem ser de tecido leve, tanto para melhorar a sensação térmica dentro da casa como para proporcionar conforto durante o sono.
Prefira cores neutras e claras e material natural (algodão, linho, etc). Evite muitas almofadas e prefira um visual clean para favorecer a ventilação.
5. Aposte em essências
Determinados aromas são capazes de deixar a casa arejada e com ar de frescor. Portanto, misture em 500 ml de água algumas gotas de óleo essencial de sua preferência (alecrim, lavanda, menta, limão ou eucalipto) e borrife nos ambientes várias vezes ao longo do dia.
Quando for limpar a casa, misture a essência na água que será usada para higienizar o chão.
6. Invista em plantas
As plantas auxiliam na umidade do ar e diminuição de temperatura. Use-as a seu favor e distribua vasos na casa para deixá-la arejada. No entanto, tenha cuidado ao escolher as espécies e adquira aquelas resistentes ao calor e ambientes fechados. Veja quais se adaptam bem a essas condições:
- pau dádua;
- zamioculca;
- chamaedorea;
- ráfis;
- lírio da paz.
7. Instale ventiladores
Não abra mão dos ventiladores. Eles são simples de instalar no teto ou nas paredes e ajudam a arejar a residência. Caso você não queira ter um ventilador permanente, então opte por um modelo individual e de chão, que são práticos e podem ser transportados para diferentes cômodos da casa.
Adotando medidas simples, é possível deixar a casa arejada e refrescante mesmo nas épocas de calor intenso. Desse jeito, a família se sente confortável!
Esse conteúdo foi útil para você? Quer acompanhar mais dicas como essas em primeira mão? Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba no seu e-mail todas as novidades que postamos aqui no blog!