Viver em uma casa inteligente parecia coisa do futuro, mas é algo bem próximo da nossa realidade. Com o uso da tecnologia e da internet, isso se tornou possível e já podemos personalizar e equipar diversas funções para facilitar o nosso dia a dia.
Da iluminação até a temperatura dos ambientes, dá para garantir que tudo esteja alinhado com suas preferências e necessidades. Além disso, a smart house, como também é chamada, traz mais conforto, economia e segurança para os moradores.
Quer ficar por dentro? Veja a seguir os principais benefícios de uma casa automatizada e como eles podem melhorar a relação com o seu “lar doce lar”. Acompanhe!
Controle de iluminação
Na casa inteligente, há diversas ferramentas para aprimorar o relacionamento dos usuários com a iluminação, desde o controle da intensidade das lâmpadas até os horários em que cada cômodo deve ou não ser iluminado artificialmente.
Também é possível programar para que as luzes acendam apenas quando alguém estiver no cômodo, ou quando começar a anoitecer. Por meio de tablets e smartphones, você ainda pode controlar remotamente se uma lâmpada deve acender ou apagar.
Além de oferecer conforto para os moradores, essas medidas colaboram com a economia na conta de energia elétrica. O recurso ainda pode acabar de vez com as discussões e lembretes sobre apagar as luzes de ambientes que não estão sendo usados, algo corriqueiro em diversas famílias.
Cortinas e persianas automatizadas
Imagine não precisar mais se preocupar com o sol batendo nos seus móveis. Ou, ainda, receber uma forcinha da luz natural, com as cortinas abrindo sozinhas quando você precisar acordar no horário certo pela manhã. Seria ótimo, não é mesmo?
Esses dois exemplos já são possíveis com a automação de cortinas e persianas. Assim como a iluminação, é possível controlar de forma remota a abertura ou fechamento delas, além de programar horários ou momentos específicos para elas se movimentarem.
Controle por biometria
Você é do tipo que está sempre procurando suas chaves? Com a smart house, seus problemas podem chegar ao fim. Por meio do uso de biometria, a entrada e saída dos moradores da casa acontece sem a necessidade de chaves.
Essa medida também colabora com a segurança do imóvel, além de ajudar a identificar quem está chegando ou saindo.
Ter acesso a essa informação pode, até mesmo, permitir que a casa inteligente programe alguns detalhes de acordo com o gosto pessoal do usuário. Isso mesmo! As smart houses podem oferecer música ambiente, iluminação adequada e até a temperatura que cada morador mais gosta, conforme você verá no próximo tópico.
Climatização
Os dispositivos de automação residencial podem adequar a temperatura do ambiente de acordo com o clima externo. Inteligentes, também podem deixar os cômodos mais aquecidos ou refrigerados, de acordo com as preferências de cada morador.
Assim como nas cortinas e lâmpadas, tudo pode ser feito de forma remota, por meio de telefones e tablets, ou de maneira programada previamente. Essa possibilidade é um diferencial e tanto, já que a smart house estará sempre alinhada com a rotina da família.
Outra vantagem é que dá para regular essas preferências inclusive no chuveiro! Em vez de perder tempo regulando a temperatura do banho, cada vez que quiser tomar uma ducha, você pode desfrutar da água no clima ideal.
Viu só como é possível usar a tecnologia para facilitar o seu dia a dia? A casa inteligente veio para agregar e deixar sua vida ainda melhor. Da iluminação ao controle de temperatura, tudo pode ser programado para oferecer o máximo em conforto, economia e segurança para a sua família.
Quer se encantar ainda mais com a smart house? Então, aproveite para conferir também nosso post sobre os 4 benefícios da automação residencial da iluminação!