Descobrir como reformar a casa sem quebra-quebra, dando uma cara nova aos ambientes, pode parecer uma tarefa difícil e desgastante.
No entanto, há diversas opções que garantem menos bagunça e ajudam a solucionar a vida de quem precisa de resultados rápidos e satisfatórios, como transformações em casas de aluguel.
Confira neste post algumas soluções e transforme os espaços sem dores de cabeça!
1. Aposte no poder das cores
Muitas vezes, mudar as cores de um ambiente pode ser tudo o que você precisa para garantir uma cara completamente diferente para o cômodo.
Afinal, as cores podem influenciar nossas emoções e sentimentos, “aquecendo” ou “esfriando” um lugar, seja por meio do uso nas paredes ou nos objetos e móveis.
Para não errar, uma dica é investir em uma paleta de cores que sejam da mesma família, como o laranja e o vermelho, ou o verde e o azul.
Uma cor predominante misturada com outros tons básicos, como o branco ou o cinza, também é opção certeira.
Outra vantagem é que existem tintas disponíveis no mercado para pintar, além das paredes, até azulejos e pisos, garantindo que a mudança seja simples, prática e rápida.
2. Mude a iluminação
Assim como as cores, o tipo de iluminação e as lâmpadas usadas podem intervir bastante no visual de uma casa. Até porque elas também influenciam como as cores serão refletidas no ambiente.
Lâmpadas quentes e amareladas são mais aconchegantes, enquanto versões brancas e frias são mais duras.
Há também a opção de valorizar a luz natural, que pode ser ampliada com o uso de espelhos, por exemplo.
Além disso, observe a utilização e a distribuição das luminárias.
A sala pode ganhar um abajur para iluminação secundária, que vai decorar e proporcionar um ambiente mais acolhedor durante o uso da TV ou de momentos de leitura.
3. Fique de olho nas novidades do mercado
Paredes, pisos e até móveis podem ganhar uma cara nova com algumas soluções práticas e simples, como o papel de parede, o piso vinílico ou adesivos e pastilhas.
Apesar de alguns desses itens serem velhos conhecidos nas lojas de decoração, eles estão cada vez mais atuais e fáceis de serem instalados.
Em certos casos, dispensam até a contratação de um profissional!
Os papéis de parede, por exemplo, podem ser usados tanto em superfícies inteiras quanto em detalhes ou cantinhos, transformando sem sujeira.
Já piso vinílico é uma ótima solução para quem quer chão novo sem precisar remover o antigo, pois ele costuma ser aplicado por cima do outro.
Os adesivos e pastilhas, por sua vez, são ainda mais versáteis e podem ser usados da cozinha até o banheiro — sem falar nos móveis da casa inteira, alterando cores, texturas e acabamentos.
4. Invista nos objetos de decoração
Os objetos de decoração também são bons aliados para quem quer descobrir como reformar a casa sem quebra-quebra.
Às vezes, basta mudar os móveis de lugar e trocar os quadros e prateleiras.
Vale lembrar também de coadjuvantes da decoração que são importantes para o dia a dia, como cortinas e tapetes.
Dependendo das cores, modelos e tamanhos desses itens, os espaços podem ficar completamente diferentes.
Nas cozinhas e banheiros, verifique ainda a possibilidade de trocar os metais antigos por versões modernas e novas.
5. Conte com as plantas como aliadas em como reformar a casa
Além de decorar, ter plantas em casa faz bem para todos os moradores, já que renova o ar, ajuda a refrescar e traz bem-estar para os espaços.
Há diversas espécies, de todos os tamanhos e formatos, indicados para ambientes internos que também podem ajudar a dar uma cara nova para sua casa sem quebra-quebra.
Além de salas e varandas, elas podem ser usadas inclusive em cozinhas e banheiros.
Verifique apenas o tipo de planta adequada aos ambientes que deseja, e a manutenção necessária para cada uma delas.
Enfim, agora que você já descobriu como reformar a casa sem dores de cabeça, é hora de começar a colocar a mão na massa!
Aproveite para fazer uma lista de tudo que vai precisar e conte com a Só Reparos para lhe ajudar nessa missão. Acesse o nosso site para saber mais!