Você já ouviu falar em design biofílico? Esse é um conceito que busca reconectar as pessoas com a natureza, criando espaços mais saudáveis para estimular a criatividade, favorecer a motivação e reduzir o estresse.
Talvez você nem perceba, mas esse conceito pode até já fazer parte do seu dia a dia. Sua aplicação inclui elementos como: valorização da luz solar, plantas no ambiente e uso de móveis ou objetos decorativos produzidos com materiais naturais.
O que é design biofílico?
Esse conceito vem da palavra “biofilia”, de origem grega, que significa “amor à vida”, popularizada pelo ecólogo americano Edward O. Wilson, em 1984. O pesquisador defendia que o ser humano tem uma necessidade inata de estar próximo à natureza.
A partir disso, o design biofílico deseja incluir a presença verde nos espaços construídos para atender esse desejo humano e, assim, desenvolver locais onde as pessoas possam ter mais saúde e bem-estar.
Esse conceito pode ser aplicado por qualquer pessoa que deseja aproveitar os benefícios de estar mais pertinho da natureza dentro de casa. Neste post, vamos ensinar como você pode aplicar o design biofílico no seu banheiro para transformá-lo em um verdadeiro refúgio natural.
Como aplicar o design biofílico no seu banheiro
Em meio a correria do dia a dia, o banheiro é um dos cômodos em que podemos relaxar e repor as energias. E nada melhor que fazer isso em um ambiente confortável, acolhedor e tranquilo por meio do design biofílico.
Plantinhas
Quando o assunto é trazer mais proximidade com a natureza, o uso das plantas é a opção número um. No caso do banheiro, as espécies mais recomendadas são as que se adaptam à umidade e vivem bem à sombra ou meia sombra, sem necessidade de muita luz solar.
Dessa forma, as mais indicadas são: babosa (aloe vera), lírio da paz, violeta, espada-de-São-Jorge, caládio, bromélia, cactos e suculentas. Você pode colocá-las tanto no chão quanto em prateleiras. Caso o seu banheiro seja pequeno, use suportes para vasos ou pendure as plantinhas em ganchos na parede.
Mas atenção: use plantas já desenvolvidas, evitando mudas recém-plantadas, porque a umidade do banheiro dificulta o crescimento delas. E sempre que possível, deixe a porta e a janela abertas para que o ar circule.
Itens decorativos
Outra dica para incrementar a biofilia no seu banheiro é apostar em itens decorativos com um toque rústico ou produzidos com elementos naturais, como: cuba de mármore, cestos de madeira ou vime e cortinas com tecidos de fibras naturais. As cortinas de linho, por exemplo, controlam a entrada da iluminação e criam um bonito jogo de sombras, o que deixa o espaço mais aconchegante.
Pisos e revestimentos
Os revestimentos em pedras são um complemento perfeito para o box ou lavabo aderirem ao design biofílico. Esse tipo de acabamento ajuda a controlar a temperatura, é resistente à umidade e oferece opções antiderrapantes.
Outra solução de acabamento para complementar o banheiro biofílico é o porcelanato, um revestimento com diversas possibilidades de cores, formas e texturas que simulam pedras, mármores, madeiras e muito mais. Ele tem um excelente custo-benefício e praticamente não necessita de manutenção.
Reparou como o design biofílico pode transformar o seu banheiro no refúgio natural que você sempre quis? Então não perca tempo: aproveite as ofertas da Só Reparos para renovar esse cantinho e deixá-lo muito mais relaxante.