Dicas: Saiba como evitar mofo e infiltração

ler post

 A impermeabilização é um dos processos mais importantes para conferir não só durabilidade à sua obra como qualidade de vida pra você e sua família. 

Os impermeabilizantes protegem a sua casa de um sério problema: a umidade – que além de ter o potencial de prejudicar a estrutura da construção, ainda pode afetar a sua saúde a longo prazo, com a criação de mofos ou bolor. Uma das superfícies mais importantes da obra e que é bastante afetada por esse problema é a laje. 

Proteção contra a água 

Os impermeabilizantes são um tipo de hidrofugante, ou seja, são produtos que tem a função de repelir a água e proteger a construção contra sua ação nociva. Essa etapa tão importante representa em média apenas 3% do custo da construção. 

A impermeabilização também tem a função de proteger o meio ambiente de possíveis vazamentos ou contaminações.  

Tempo firme: melhor momento para impermeabilizar 

Segundo Josivaldo Pereira, Gerente Comercial da Só Reparos Asa Norte, o sol permite uma secagem mais rápida do impermeabilizante. “Por isso, é indicado que a aplicação do produto seja realizada durante um período em que as chuvas são menos frequentes”, afirma. Além do mais, é normalmente no período chuvoso que se identifica uma nova goteira, por exemplo. 

O tempo firme possibilita um tempo de reposta maior para a aplicação das demãos. Normalmente são três, feitas em direções diferentes (geralmente cruzadas) ao longo da superfície para permitir um melhor espalhamento do produto e, consequentemente, uma melhor proteção. 

Preventivo X Corretivo 

Se você puder escolher, o melhor momento para realizar esse procedimento é no início da obra. Além de evitar possíveis futuros problemas de umidade de forma mais integral (levando em consideração todas as partes da construção), ainda é mais saudável para o bolso.  

A impermeabilização corretiva (aquela que se faz quando se tem algum tipo de problema) custa de 20% a 30% mais que a preventiva (aquela se faz no início da obra). Por isso, realizar a impermeabilização da fundação é extremamente importante para um futuro saudável da sua construção. 

Goteiras! E agora? 

As goteiras causam diversos problemas, podendo representar até mesmo sérios riscos estruturais, por isso devem ser resolvidas de forma urgente.  

Mas vamos lá! Se não foi possível realizar esse procedimento de forma preventiva e uma goteira apareceu na sua construção, nem tudo está perdido. O Gerente Comercial da Só Reparos Asa Norte separou alguns pontos importantes para você observar.  

Tome nota:  

  1. Verifique se a goteira não está sendo causada por problemas na tubulação ou na caixa d’água.
  2. Caso sua a laje tenha telhado, certifique-se de que a infiltração não está sendo causada por problemas nas telhas ou, no caso de laje exposta, no contra piso ou na manta impermeabilizante.
  3. Fique atento às rachaduras, elas podem indicar algum problema estrutural.

Por fim, lembre-se que é necessário que seja feita manutenção preventiva para evitar que problemas mais sérios possam ocorrer. E em caso de goteiras, é sempre indicado chamar um especialista para realizar um diagnóstico e apresentar a melhor solução para o seu problema. 

Tudo que você busca, só o que você precisa! 

Entre tantas opções de impermeabilizantes, podem surgir dúvidas de qual produto é o ideal e como aplicá-lo corretamente para evitar problemas futuros. Para isso, conte com os nossos especialistas. Passe já em uma Só Reparos e tire suas dúvidas com o nosso time. Contamos com os melhores produtos para a sua reforma ou obra! 

Mas se você já sabe qual impermeabilizante quer comprar, você pode fazer seu pedido pelo nosso canal de vendas no WhatsApp. Basta mandar uma mensagem para o número (61) 3403-7000. É rápido, ágil e muito mais prático. 

 SIA Trecho 1 • 512 Sul • 404 Norte
(61) 3403-7000
www.soreparos.com.br 

 

Tags:

Mais posts do blog.